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{"id":197,"date":"2017-08-30T22:02:12","date_gmt":"2017-08-31T01:02:12","guid":{"rendered":"http:\/\/guaimbe.org.br\/?post_type=te_announcements&p=197"},"modified":"2019-08-22T16:56:31","modified_gmt":"2019-08-22T19:56:31","slug":"projeto-dancidade","status":"publish","type":"te_announcements","link":"https:\/\/guaimbe.org.br\/announcement\/projeto-dancidade\/","title":{"rendered":"Projeto Dancidade"},"content":{"rendered":"
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educadores em formac\u0327a\u0303o:<\/strong> Luciana Soares Santos, Emilia Brosig, Nei Rodrigues, Baltazar e Arantes Pina<\/p>\n

coordenac\u0327a\u0303o:<\/strong> Darai\u0301na Pregnolatto
\npu\u0301blico:\u00a0<\/strong>130 crianc\u0327as de comunidades diversas e estudantes do Col. Est. Christovam de Oliveira.<\/p>\n

Fomento a\u0300 investigac\u0327a\u0303o criativa do funcionamento da cidade e origem da populac\u0327a\u0303o local.<\/p>\n

Esse projeto come\u00e7ou a ser desenvolvido no Col\u00e9gio Christovam de Oliveira com uma turma de 7\u00aa s\u00e9rie (na \u00e9poca se chamava s\u00e9rie).<\/p>\n

T\u00ednhamos duas ideias b\u00e1sicas com o projeto:<\/p>\n

1 – desenvolver consci\u00eancia cidad\u00e3 nos adolescentes envolvidos pois observ\u00e1vamos (j\u00e1 naquela \u00e9poca) que crian\u00e7as, adolescentes e jovens desconhecem o funcionamento da m\u00e1quina p\u00fablica e se tornam presas f\u00e1ceis da aliena\u00e7\u00e3o vigente. A partir da investiga\u00e7\u00e3o do funcionamento desta m\u00e1quina por meio de visitas e entrevistas a reparti\u00e7\u00f5es publicas e seus funcion\u00e1rios, a turma elaboraria pequenas esquetes ou outras formas de expressar o conhecimento vivenciado. A turma era dividia em pequenos grupos que se ocupava de cada visita. Dessa forma, visitamos a Prefeitura Municipal de Piren\u00f3polis e conversamos com o Prefeito, visitamos o F\u00f3rum de Piren\u00f3polis e conversamos com o Promotor respons\u00e1vel pelo Minist\u00e9rio P\u00fablico e o Juiz respons\u00e1vel pela Comarca de Piren\u00f3polis, entendendo as diferen\u00e7as de fun\u00e7\u00f5es entre eles e por \u00faltimo, nessa primeira etapa, visitamos o Asilo de Idosos, que causou, inclusive, grande impacto nos adolescentes.<\/p>\n

Antes da sa\u00edda a campo, a turma deveria levantar quest\u00f5es a serem observadas em cada local e perguntas a serem feitas a cada autoridade para depois cada grupo se aprofundar em seu pr\u00f3prio tema.<\/p>\n

Para se ter uma ideia, a maioria dos adolescentes n\u00e3o sabia o que queria dizer “p\u00fablico” e n\u00e3o sabiam quem pagava o sal\u00e1rio de cada um deles.<\/p>\n

A sa\u00edda a campo foi muito rica proveitosa e os adolescentes ficaram muito envolvidos com o tema.<\/p>\n

2 – a segunda ideia era come\u00e7ar uma forma\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica com os educadores comunit\u00e1rios que come\u00e7avam a desenvolver essa capacidade nas tardes de conv\u00edvio promovidas no Quintal da Aldeia. Essa \u00e9 uma das facetas da pedagogia do Quintal.<\/p>\n

Dessa experi\u00eancia tiramos duas grandes li\u00e7\u00f5es: que as escolas p\u00fablicas s\u00e3o ref\u00e9ns do aprendizado “banc\u00e1rio” (aquele a que Paulo Freire se refere quando o professor “deposita” seu conhecimento na cabe\u00e7a dos estudantes) e que os jovens tem medo de experi\u00eancias que os tirem da zona de conforto. O resumo da \u00f3pera foi que a diretora nos chamou para dizer que alguns pais reclamaram que seus filhos n\u00e3o estavam fazendo “nada” nessa tal atividade de cidadania e que ela n\u00e3o poderia mantes a atividade. Por “nada” eles entenderam ser “essas coisas de arte”. A frase que ficou para sempre como exemplo do que n\u00e3o queremos com nossa metodologia foi dita por uma das estudantes de 13 anos: “Ah! sabe, dara\u00edna, eu adoro as suas aulas, mas eu prefiro as aulas normais<\/em><\/strong>. Eu respondi: S\u00e9rio? E o que \u00e9 uma aula normal? Veio ent\u00e3o a resposta: Ah! essas aulas normais que a gente n\u00e3o precisa pensar…”. Foi o que bastou para confirmarmos que est\u00e1vamos no caminho certo.<\/p>\n

O projeto teve sequ\u00eancia no Quintal da aldeia com um n\u00famero bem menor de participantes.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"parent":0,"template":"","announcement_date":"Announcement Date: setembro 1, 2002","announcement_image":{"iframe":false,"url":"https:\/\/guaimbe.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/Ginasio.roda_.jpg"},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/guaimbe.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/announcement\/197"}],"collection":[{"href":"https:\/\/guaimbe.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/announcement"}],"about":[{"href":"https:\/\/guaimbe.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/te_announcements"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/guaimbe.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=197"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}