A Estrada

Oficina de Criação Teatral e Dança

agosto 1, 2002

facilitadores: Paulo Machado, Daraína Pregnolatto e Julia Pascali público: crianças, jovens, adultos e griôs da comunidade tema: recriação das histórias das matrizes formadoras do povo brasileiro, inspiradas no documentário “O povo brasileiro” sobre a obra de Darcy Ribeiro e das histórias locais.

Read more

Projeto Dancidade

setembro 1, 2002

educadores em formação: Luciana Soares Santos, Emilia Brosig, Nei Rodrigues, Baltazar e Arantes Pina coordenação: Daraína Pregnolatto público: 130 crianças de comunidades diversas e estudantes do Col. Est. Christovam de Oliveira Fomento à investigação criativa do funcionamento da cidade e origem da população local.

Read more

Encontro entre grupos de Tradição Oral

outubro 1, 2002

grupos participantes:
Catira – Morenas Catireiras de Pirenópolis, formado por três gerações de mulheres do bairro do Bonfim,
Flor de Babaçu (Brasília) – grupo de pesquisa, vivência e difusão das danças brasileiras formado por 50 brincantes e coordenado por Daraína Pregnolatto e Celso Leal de 1999 a 2003

Deste encontro nasceu a Flor de Pequi – brincadeiras e ritos populares, grupo responsável pelo encantamento da comunidade com as brincadeiras e ritos de tradição oral brasileira – e seu fruto-sede da entidade, o Quintal da Aldeia.

Read more

1o CICLO DE VIVÊNCIAS EDUCATIVAS – “Das mãos ao Cosmos”

setembro 4, 2003

participantes: 25 crianças, jovens, educadores e pais
tema: Investigação sobre o funcionamento do corpo humano e suas relações com a criação do universo
produtos: dança coral e exposição de desenhos e fotos artesanais em parceria com o IHPE – Instituto Holístico Pirenopolino de Educação e Casa de Estudos.

Read more

INAUGURAÇÃO DO QUINTAL DA ALDEIA

outubro 4, 2003

Sede da entidade no bairro do Bonfim em Pirenópolis GO. Alugada onde antes funcionava um bar – toda a vizinhança comentou como foi boa a mudança – os jovens protagonistas do bairro, praticantes do Hip Hop, da Capoeira Angola e do Muay Thai logo integraram-se à proposta.

Read more